quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Marte do tamanho da lua é mentira!

Vocês leram em algum lugar que nesta madrugada o planeta Marte poderia ser visto no céu do tamanho da Lua? É MENTIRA! Durmam, não percam tempo. E se lerem a mesma coisa no ano que vem, durmam mais. Vejam o que eu acabei de ler no site da UFSCar, Ano Internacional da Astronomia:

27 de Agosto, o Dia da Mentira
18/08/2009


O Primeiro de Abril agora tem concorrência. Desde 2003, a história se repete: em Agosto começam a circular emails que começam mais ou menos assim:

“O Planetário Internacional de Vancouver, da British Columbia - Canadá, calculou a precisão em que Marte estará orbitando perto da Terra. Será no dia 27 de Agosto de …”

Afinal, o que aconteceu no dia 27 de Agosto? O que vai acontecer este ano?

Na época de sua aproximação máxima da Terra, Marte costuma ficar a 70 milhões de km do nosso planeta. Porém, em 2003, aconteceu a maior aproximação em um intervalo de 59 mil anos. Nessa ocasião, o fatídico 27 de Agosto de 2003, Marte chegou a “apenas” 55,76 milhões de km de nós. E nem assim ficou do tamanho da Lua.

É uma questão de matemática elementar: o tamanho angular de um objeto é dado pela razão do seu diâmetro e sua distância. Portanto, para que Marte (diâmetro de 6792 km) parecesse ter o mesmo tamanho angular da Lua (diâmetro de 3475 km e distância de 385000km), teria que se aproximar até cerca de 735 mil km da Terra, ou seja, um pouco menos de 2 vezes a distância daqui à Lua. Mesmo se isso fosse possível, as pertubações gravitacionais decorrentes dessa aproximação provocariam um caos no Sistema Solar interno.

A figura abaixo mostra uma comparação do tamanho aparente da Lua e Marte, na ocasião da máxima aproximação. O diâmetro aparente da Lua é cerca de 75 vezes maior que o de Marte. RESUMINDO: MARTE NÃO VAI FICAR DO TAMANHO DA LUA!!!



Por razões desconhecidas, os emails anunciando a máxima aproximação do planeta vermelho continuam a circular todo mês de Agosto, ano após ano. Há uma maneira muito simples de demonstrar a incoerência dessas mensagens: basta verificar que no dia 27 de Agosto de 2009, a Lua não estará cheia, e sim na fase crescente. Ademais, Marte atualmente está bastante distante da Terra, a cerca de 245 milhões de km, e visível somente antes do amanhecer

A próxima oposição de Marte acontecerá dentro de alguns meses, no final de Janeiro de 2010. No dia 27/1/2010 o planeta estará a cerca de 100 milhões de km de nós. A próxima grande aproximação será em 31 de Julho de 2018, quando Marte chegará a 57 milhões de km daqui. E provavelmente, os emails de Marte do tamanho da Lua continuarão a entupir as caixas postais em Agosto...

4 comentários:

Branquinha disse...

Ô tia, e eu quero lá saber de Marte?!
Só se lá tiver mais comida do que aqui!
Purrr...

disse...

hahahaahahaha adorei isso!

Claudio Olivio disse...

Hahahahaha, "astronomices" já?? =]

MP disse...

hahahahahahahaha, amei o post!!!!!!
Sabia que não era possível, mas foi bom receber uma informação de fonte sólida!
beijos